Controle de Qualidade dos Alimentos
Programa de controle de qualidade dos alimentos, quando implantado com eficácia, pode representar uma vantagem competitiva para a empresa alimentícia. Com o programa de qualidade, é possível se resguardar de problemas que geram riscos de imagem e reputação para a empresa. Um bom programa de controle de qualidade dos alimentos assegura o atendimento às normas vigentes. Além de auxiliar no atendimento às expectativas dos clientes.
Escolher produtos adequados, proporcionar atenção constante, verificar a qualificação dos fornecedores, priorizar produtos certificados, entre outras necessidades, são responsabilidades do setor de qualidade de uma empresa alimentícia. A qualidade dos alimentos engloba um conjunto de importantes fatores que garantem as características nutricionais, sanitárias e a higiene dos mesmos.
Boas Práticas de Fabricação (BPF)
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos”.
As BPF auxiliam os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura. Com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores.
Existem uma série de regulamentos, na legislação brasileira, que estabelecem os critérios de boas práticas de fabricação. Esses regulamentos são publicados pela ANVISA e devem ser seguidos por todos os estabelecimentos que realizam manipulação ou comercialização de alimentos. O seu cumprimento é verificado por órgãos federais, estaduais ou municipais. Alguns destes regulamentos são mais gerais, e outros se aplicam a tipos específicos de alimentos.
Os elementos que devem possuir maior cuidado em se tratando de procedimentos são:
1º – Higiene Pessoal; (as mãos devem estar sempre limpas). 2º – Higiene Ambiental; (o ambiente de trabalho deve estar sempre limpo). 3º – Higiene no Processamento dos Alimentos.É sempre importante deixar claro ao consumidor os valores nutricionais dos produtos que foram fabricados ou cultivados. Estas e outras informações são rigorosamente estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. Onde se fiscaliza as questões relacionadas à higiene alimentar e até os processos organizacionais de fábricas e indústrias do Brasil.
O intuito será sempre o mesmo: oferecer ao consumidor alimentos de qualidade, zelando pela sua saúde sempre. Portanto o cuidado contínuo com o controle da qualidade, de manuseio, estoque entre outros, deve ser aplicado e observado constantemente.