Ícone do site SEBRAS Portas Rápidas – Soluções para Ambientes Industriais

Infiltração em câmara frigorífica industrial: como reduzir os impactos?

Infiltração em câmara frigorífica industrial significa a troca de ar que ocorre através de suas aberturas e frestas. Toda vez que a porta é aberta, seja em operações de rotina ou em operações de carregamento e descarregamento, há uma troca de ar frio do interior da câmara frigorífica com ar quente do exterior, representando um ganho na carga térmica de refrigeração.

A figura abaixo representa este fenômeno:


Fluxo de ar frio e ar quente na abertura típica de portas em câmaras frigorificas industriais (Fonte: adaptado de ASHRAE 2006 Refrigeration Handbook – Chapter 13 – Refrigeration Load)

Dentre os principais fatores que influenciam a elevada infiltração de uma porta em uma câmara frigorífica industrial estão:

Quando há movimentação elevada nas câmaras frigoríficas e uma diferença alta entre as temperaturas interna e externa, o ganho da carga térmica de refrigeração devido à infiltração aumenta consideravelmente, podendo chegar a até 50% da carga térmica total da câmara frigorífica, conforme o handbook de refrigeração da ASHRAE.

Infiltração em câmara frigorífica: Problemas gerados e como resolver

Quando você tem infiltração, certamente se depara com os seguintes problemas:

Nesse caso é comum ser usado um dispositivo de proteção para reduzir a infiltração, tais como uma cortina de ar ou PVC e, eventualmente, de ambos.  Porém, as portas rápidas frigoríficas são a solução ideal para reduzirem a infiltração por apresentarem:

Os benefícios da utilização das portas rápidas frigoríficas são:

As câmaras frigorificas industriais podem ter diversas aplicações, entre elas:

Além das diferentes aplicações, há diversos tipos de operação em uma câmara frigorífica. A movimentação do produto pode ser manual, utilizando empilhadeiras, paleteiras, gaiolas/prateleiras com rodas, entre outros, ou automática, com movimentadores, esteiras, elevadores,  bandejas, entre outros.

Nas câmaras frigoríficas com elevada movimentação manual do produto, é comum a permanência da porta de isopainel aberta durante todo o processo de carregamento ou descarregamento para facilitar o trânsito das pessoas e empilhadeiras.

Mesmo havendo orientação para manter a porta de isopainel aberta pelo menor tempo possível, é sabido que há dificuldade em atender esta orientação pelos operadores. Em elevado fluxo de empilhadeiras, aumenta também a possibilidade de impactos na porta de isopainel, causando danos e necessitando reparos imediatos.

É com este tipo de operação que a carga térmica de infiltração atinge a sua maior contribuição no montante total da carga térmica.

A redução da carga de infiltração é considerável quando a porta de isopainel é substituída por uma porta rápida frigorífica, conforme benefícios citados acima. A porta rápida frigorifica possui ainda maior resistência contra impactos, por ser fabricada em lona flexível.

A instalação recomendada para elevadas movimentações é o sistema de portas rápida frigorifica eclusas, conforme nosso conteúdo sobre: Como aumentar o isolamento térmico em câmara frigorifica.

Caso haja pouca movimentação na câmara frigorífica, a solução com porta de isopainel ainda pode ser mais adequada, visto que permanecerá maior parte do tempo fechada.

Segue abaixo uma comparação da carga térmica de infiltração no processo de carregamento com empilhadeira de 24 paletes da antecâmara para o interior de uma câmara frigorífica de estocagem de congelados.

  1. Porta de isopainel: abertura da porta de isopainel no início do carregamento e fechamento apenas no final do carregamento. Tempo considerado de 3 minutos por palete, totalizando 72 minutos de porta aberta.
  2. Porta rápida frigorífica: abertura e fechamento da porta rápida em cada passagem da empilhadeira. Tempo considerado 20 segundos em cada passagem, totalizando 16 minutos de porta aberta.

Redução de 78% na carga térmica de infiltração, considerando apenas a redução no tempo da porta aberta, sem interferir no tempo total de carregamento do produto.

Parâmetros considerados para o cálculo: Vão com 2,2m de largura e 4m de altura. Temperatura interna da câmara de -20ºC e UR de 60%. Temperatura da antecâmara de 12ºC e UR de 45%. Portas sem dispositivo de proteção (cortina de ar e cortina de PVC). Metodologia ASHRAE 2006 Refrigeration Handbook – Chapter 13 – Refrigeration Load

Para o cálculo da carga térmica de infiltração da sua porta, acesse o link abaixo e preencha o nosso formulário, que iremos te responder com os resultados no seu e-mail.


PREENCHER FORMULÁRIO

Uma Porta Rápida Industrial Automática oferece:

Por isso, na hora de resolver a infiltração em câmara frigorifica industrial pense em portas rápidas frigoríficas de lona. Conheça os nossos dois modelos abaixo:


PARA AMBIENTE ATÉ -25°C




PARA AMBIENTE ATÉ -35°C


Sair da versão mobile